A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul teve 22 cursos recomendados pelo Guia do Estudante da Editora Abril, na edição 2015, com 13 cursos com quatro estrelas e nove com três estrelas, numa classificação que vai até cinco estrelas.

A Instituição cresceu no número de cursos ‘estrelados’, na edição de 2014 eram 17 e este ano cinco a mais. 

Foram classificados com quatro estrelas os cursos: os cursos de Pedagogia da Unidades de Dourados, Maracaju, Campo Grande e Paranaíba; os cursos de Direito de Dourados, Naviraí e Paranaíba; também os de Agronomia de Aquidauana; Zootecnia, de Aquidauana; Letras de Campo Grande; Turismo, de Dourados; Administração, de Ponta Porã; e Ciências Econômicas, de Ponta Porã.

Com três estrelas ficaram os cursos de: Engenharia Florestal, de Aquidauana; Linguística, de Campo Grande; Agronomia, de Cassilândia; Ciência da Computação, de Dourados; Enfermagem, de Dourados; Química, de Dourados; Sistemas de Informação, de Dourados; Administração, de Maracaju; e Ciências Contábeis, de Ponta Porã.

A avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) integrarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, a publicação GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro de 2015.

O Guia apresenta sua metodologia por etapas, tais como:  avaliação de dados cadastrais da instituição e instalações: titulação dos professores mestres e doutores, instalações físicas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; pareceres de especialistas nas áreas avaliadas; consultoria de empresas independentes de auditoria e de avaliação de técnicas de pesquisa.

A primeira versão do Guia do Estudante foi publicada em 1984, como uma edição especial do Almanaque Abril. O objetivo principal, que se manteve ao longo dos anos, era o de orientar os estudantes que planejam ingressar no ensino superior, sobre o que e onde estudar, apresentando informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões.